Notícia

VERÊ

terça, 25 de setembro de 2018
Número de participantes surpreendeu até a organização da 2ª Caminhada na Natureza

O domingo de sol e calor contribuiu para que mais de 620 pessoas participassem da Caminhada na Natureza, realizada em Verê no último final de semana. O número de inscritos foi quase três vezes maior que o da primeira edição do evento, que aconteceu no ano passado com 230 participantes. 
“Esse é um sinal de que o pessoal que veio em 2017 gostou, fez propaganda e chamou mais gente pra participar e isso foi uma surpresa muito boa para nós, que trabalhávamos com uma previsão de 450 inscritos”, comenta a diretora do Departamento de Turismo de Verê, Rosangela Rebonatto. Além da organização da Prefeitura, a caminhada teve o apoio do Águas do Verê Termas, do Rotary Club de Verê, ASR (Associação de Senhoras de Rotarianos) e das empresas Insuagro, Fazenda Maraschin e DV Drones Brasil. 

Os participantes puderam optar por dois trajetos, de 5 e 12 km. Ambos os percursos saíram do mesmo local e percorreram trilhas em meio à mata fechada, estradas rurais, campo aberto e paisagens à beira de lagos e do Rio Chopim. Segundo o Departamento de Turismo, novas atrações foram incorporadas à caminhada, como a passagem por uma ponte pênsil, um lago e uma ponte de madeira.

Pelo trajeto, água e frutas eram distribuídas e mesmo quem optou pelo trajeto mais longo viu na caminhada uma oportunidade de relaxar. “Cheguei exausto, foi uma caminhada cansativa, mas muito legal; valeu à pena”, disse o sushiman Augusto Cezar, de Francisco Beltrão. Já o mecânico Robson Shuastz, de Dois Vizinhos, pretende fazer novamente o trajeto no próximo evento: “Foi muito legal, com certeza vamos repetir no ano que vem”.

Modalidade cresce
A Caminhada na Natureza atraiu participantes de diversos municípios da região. Esta é uma modalidade que vem crescendo e ganhando adeptos e, segundo o gerente do Águas do Verê Termas, Murici Chiodelle, “isso demonstra o interesse das pessoas pela saúde, pela natureza, o lazer e diversão com belezas naturais da região”. Durante o evento, os participantes puderam optar por comprar café e almoço no termas, que funcionou normalmente atendendo também os hóspedes.

Rotary colaborou
Parte dos recursos arrecadados com as inscrições vão para projetos sociais do Rotary Club Verê, segundo o presidente Maciel Calgarotto. O clube de serviço foi um dos parceiros na realização do evento e disponibilizou uma equipe de voluntários para auxiliar na organização da caminhada.

Caminhada em FB
No próximo domingo é a vez de Francisco Beltrão realizar sua Caminhada na Natureza, dentro do programa de turismo rural Caminhos do Marrecas. Os participantes sairão da Chácara Rios e irão percorrer trajetos de 5,5 e 9 km pelo interior do município, com opção de também almoçar no local. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Semdetec) e na Chácara Rios.

Foto: Flavio Pedron/JdeB

Fonte: Jornal de Beltrão